quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Lágrimas

"Pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima." Apocalipse 7:17

Na última semana, transcorreu o Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro. A propósito do dia, lemos na sala de aula o conto Olhos d'Água da escritora contemporânea brasileira, e negra, Conceição Evaristo. 
A narradora conta no texto que uma noite acordou se perguntando de que cor seriam os olhos de sua mãe. Ela não se lembrava. Então essa questão ficou tão inquietante que foi até sua terra natal e reviu sua mãe. Viu que seus olhos eram olhos d'água. No final do conto, a narradora nota que sua filha também perscruta os olhos da mãe, a própria narradora, e vê que eles são igualmente úmidos.
Os alunos ilustraram o texto com desenhos, que foram expostos num mural e quase todos desenharam olhos com lágrimas.
Esses olhos d'água não pertencem apenas à etnia negra, mas todos os seres humanos carregam em si o pranto causado pelo pecado, que trouxe tristeza e dor.
Lembro disso a propósito da tragédia de ontem, em que morreram, num desastre aéreo, quase todos os jogadores e dirigentes de um clube brasileiro, que se dirigia a uma partida numa final de campeonato arduamente disputado.
A Bíblia traz esta promessa do texto: no céu, não haverá sombra de tristeza e Deus enxugará dos olhos dos humanos toda a lágrima. Esperamos ansiosamente o cumprimento desta profecia.


domingo, 27 de novembro de 2016

Discípulos

"Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos." (João 8: 31)

Que significa ser discípulo de Jesus, perguntou o orador? Houve algumas respostas, como a lembrança do significado original de discípulo - aluno. Então foi apresentado o versículo acima.
Aquele que permanece ouvindo a palavra de Jesus, que está na Bíblia, é discípulo dEle. 
Outro texto, João 15:7, deu a continuação ao raciocínio: "Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito." Bela promessa: aquele que permanece em contato com as palavras do Senhor Jesus pode pedir em oração ao Pai aquilo de que necessitar e será atendido. Pois pedirá de acordo com a vontade de Deus.
O discípulo permanece, portanto, em contato com seu Mestre através de sua palavra e tem a promessa de ser atendido na sua oração.
Permaneçamos em contato com Jesus: vamos nos alimentar com a Palavra e falar com o Senhor através da oração.
 

sábado, 19 de novembro de 2016

De Lo-Debar para Jerusalém

"Morava Mefibosete em Jerusalém, porquanto comia sempre à mesa do rei. " II Samuel 9:13
  
Quando Davi se tornou rei de Israel, havia terminado a dinastia de Saul, cujo filho, Jônatas, também morto, tinha sido grande amigo do novo rei. Assumindo, Davi procurou saber se haveria alguém da casa de Saul vivo para que ele cumprisse o acordo que fizera com Jônatas, cuidando dessas pessoas da família do seu grande amigo. 
A informação que obteve foi a de que havia, sim, um descendente de Saul - Mefibosete, e que este era coxo.
Mefibosete havia caído dos braços da ama quando precisaram fugir e tinha uma sequela, sendo deficiente na sua locomoção. Estava morando em Lo-Debar, que significa Não-Pasto, lugar onde não nascia pasto e, portanto, numa sociedade agrícola, era um lugar sem prosperidade e vida.
Davi cumpriu a promessa e o trouxe para a corte e ele foi colocado à mesa do rei, junto com príncipes, princesa e com generais. Agora passou a morar em Jerusalém - Cidadela da Paz.
Nesta história Davi pode representar a ação de Deus, através de Sua Misericórdia , que nos resgata de um mundo sem futuro para a um dia estarmos na Cidade Celestial de paz.
Leia o capítulo 9 do livro de II Samuel e verá quantas lições num pequeno capítulo de 13 versículos - bondade, fidelidade, amizade e misericórdia.

 

sábado, 12 de novembro de 2016

Para nos guardar em vida

"O Senhor nos ordenou cumpríssemos todos estes estatutos e temêssemos o Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como tem feito até hoje." Números 6:24

Quando estudávamos a Bíblia hoje pela manhã, foi-nos mostrada uma pergunta com duas opções:
Que promessa é dada por Deus?
(    ) A promessa de que não teremos problemas nesta vida.
(    ) A promessa de sermos bem sucedidos e preservados em vida.
A opção verdadeira é a segunda. 
Por certo passamos por muitos problemas mas cumprir os preceitos que a Palavra de Deus nos apresenta traz-nos bênçãos e acredito que todos nós cristãos, já fomos preservados vivos em alguns perigos pelos quais passamos, muitas vezes claramente por seguir os preceitos quanto à saúde, por exemplo.
Em outras ocasiões, nem sabemos os perigos pelos quais passamos, mas o anjo a nosso lado nos livra.
As palavras do versículo de Números 6 foram pronunciadas por Moisés, quando exortava o povo de Israel. Ainda são verdadeiras hoje. 
Os estatutos de Deus, incluindo os mandamentos e os conselhos bíblicos, trazem vida - abundante e feliz.
Resta a nós escolher segui-los.