sábado, 30 de agosto de 2014

Como irmão caríssimo

"Não como escravo; antes, muito acima de escravo, como irmão caríssimo, especialmente de mim e, com maior razão, de ti, quer na carne, quer no Senhor." Filemon 16

O apóstolo Paulo escreveu uma carta a seu amigo Filemom, pedindo-lhe que recebesse de volta, e como a um irmão, a Onésimo, antigo escravo que havia fugido da casa de Filemom.
À época era praticada a escravatura - alguns se achavam no direito de escravizar seus semelhantes. Paulo não prega abertamente contra a escravatura, mas pede que Onésimo seja recebido como irmão querido. Subentende-se que Paulo pede que não seja aplicado castigo ao escravo fugitivo mas que lhe seja concedido perdão e que passe a ser considerado como irmão em Cristo.
Ao observarmos a forma como os homens muitas vezes depreciam seu semelhante, é bom lembrar que Cristo ensinou que devemos tratar todas as pessoas como iguais, sendo todas criaturas de Deus.
Todas são chamadas por Cristo para a salvação. No evangelho, todos são irmãos.

2 comentários:

  1. Oi Celina!
    Sempre gostei dessa passagem, Paulo fazendo esse pedido por esse irmão.
    Nascemos para ser livres!
    Beijos e obrigado por TUDO, pela sua amizade e atenção sempre para comigo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,preciosa!

    Lindo demais seu texto.Amei!

    O que eu andei lendo uns dias atrás no alimento diário sobre Onésimo...

    O EXCELENTE CAMINHO DO AMOR FRATERNAL

    Na epístola de Paulo a Filemom, ele narra o que viveu com Onésimo, um escravo de Filemom que havia fugido após subtrair-lhe os bens. Ele conheceu Onésimo na prisão, onde lhe deu testemunho do evangelho de Cristo. Onésimo se arrependeu e creu no Senhor Jesus, o que produziu uma grande mudança em seu viver. Ali mesmo, na prisão, ele recebeu o aperfeiçoamento, em amor, da parte de Paulo.
    Dessa maneira, Onésimo passou a ser útil a Paulo, provavelmente cooperando na propagação do evangelho. Quando Onésimo foi solto, Paulo percebeu que seu caráter havia mudado e que ele poderia voltar para seu senhor, Filemom, que era um irmão da igreja em Colossos, pois lhe seria muito útil.
    O teor da carta de Paulo a Filemom é basicamente um pedido do apóstolo para que ele recebesse Onésimo de volta, não apenas como um escravo, mas como um irmão amado e restaurado. Antes, Onésimo era alguém inútil, de má índole; mas, por ter recebido o evangelho e o acolhimento e aperfeiçoamento amoroso de Paulo, ele tinha se tornado útil e amável.
    Certamente em Roma Paulo deve ter despendido algum tempo e paciência com Onésimo, ensinando-lhe os princípios do evangelho do reino e o aperfeiçoando na prática da vida cristã. Esse relato é um excelente exemplo para cada um de nós. Devemos, por amor aos irmãos, deixar-nos gastar em favor deles, para que tenham a oportunidade de receber luz por meio da Palavra e se arrepender de qualquer procedimento fútil. Essa é a prática do amor fraternal: não somente falarmos o evangelho, como também acolhermos as pessoas que o recebem, para que sejam ajudadas e aperfeiçoadas no amor de Cristo a fim de serem úteis ao seu Senhor, não amando somente de palavra ou de língua, mas de fato e de verdade (1 Jo 3:16-18).

    O Senhor tem cuidado de nós.Aleluia!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir