sexta-feira, 9 de março de 2012

Do bom andamento da casa

"Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça." Provérbios 31:27

O capítulo 31 de Provérbios fala sobre as qualidades da mulher virtuosa. Neste versículo menciona que ela cuida para que tudo ande bem em casa.
À época, isso devia representar cuidar com as próprias mãos do serviço necessário no lar ou dar ordens para seus empregados e seguir de perto sua execução.
Hoje representa ainda esses cuidados  mas, mesmo que eles sejam divididos com o homem, há exigências mais apuradas de planejamento doméstico que cabem à mulher. Como entendemos muito mais de detalhes, cabe a nós ordenar os horários das diversas atividades diárias, como levar crianças à escola ou ao médico, fazer compras, consertar objetos, definir trajetos para que tudo dê certo, lembrar as crianças e o esposo de alguma incumbência ou tarefa, ajudar os filhos nas lições de casa, reprogramar tudo se acontecer algum imprevisto,  e muito mais. E ainda associar tudo isso ao trabalho fora de casa, em grande parte das famílias.
E, para testar a veracidade, experimente, se você é mulher, afastar-se para um curso ou viagem ou tratamento por um dia ou dois. Será imediatamente requisitada  de volta para que a boa ordem doméstica seja restabelecida.
Cuidar do bom andamento deve incluir rogar a direção divina em todas as suas funções, como mãe, como esposa, como profissional. Com o poder conferido do alto, teremos forças para acompanhar e ordenar tudo da melhor forma.

3 comentários:

  1. OI celina ontem falava sobre essa passagem para um grupo de mulheres a importância dessas virtudes na vida de uma mulher que são valores que não mudam com o tempo.

    Quero te deixar os meus parabéns pelo dia da mulher.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Irismar, também a você parabenizo!
    Li no seu blog também sobre o mesmo assunto, da importância das virtudes para a mulher.
    Abraço da
    Celina

    ResponderExcluir
  3. Olá Celina!
    Minha amiga,

    Que palavra forte para as mulheres hein? Gostei de todo texto.

    Deixo meus parabéns(atrasado) pelo seu dia, pelo nosso dia.

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir